:: Home
  :: Coisas do Cotidiano
  :: Histórico
  :: Jornal da Cidade
  :: Locutores
  :: Perdidos e Achados
  :: Programação
  :: Notas de Falecimento
  :: Notícias
  :: Telefones Úteis
  :: Contato
  :: CONSULTA DE CEP
  :: CONSULTA DE CNH
  :: CONSULTA DE CPF
  :: Detran: IPVA / MULTAS
  :: HORÓSCOPO
  :: LOTERIAS
 
CLIQUES: 10 - DATA CADASTRO: 16/09/2014

Escolas municipais de Pinhal atingem meta do MEC no Ideb de 2013

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2013 das escolas municipais de Pinhal (5º ano, antiga 4ª série) foi de 6,6 no geral, enquanto que a meta geral estipulada pelo Ministério da Educação (MEC) era de 6,3. Veja o desempenho de cada escola municipal que ministra o ensino de 5º ano: Irene de Oliveira Pereira (nota 7,4 - a meta era de 6,9), João Baptista Tamaso (nota 5,7 - a meta era de 5,7) e Maria Aparecida Tamaso Garcia (nota 6,1 - a meta era de 5,5). Já a maioria das escolas estaduais de Pinhal não atingiu a meta geral: a nota do 5º ano foi de 5,4 (a meta era de 6,2) e a do 9º ano/antiga 8ª série foi de 4,8 (a meta era de 5,7). Veja o desempenho por escola estadual - escolas que ministram o ensino de 5º ano: Abelardo César (nota 4,5 - a meta era de 5,4), Almeida Vergueiro (nota 5,7 - a meta era de 6,3), Camilo Lellis (nota 5,2 - a meta era de 5,2), Joanna Di Felippe/Santa Luzia (sem média na Prova Brasil, necessária para gerar o Ideb - a meta no Ideb era de 7,1) e José dos Reis Pontes (nota 5,5 - a meta era de 5,7). Escolas que ministram o ensino do 9º ano: Batista Novais (nota 4,2 - a meta era de 4,8), Benedito Nascimento Rosas (nota 4,3 - a meta era de 4,4), Juca Loureiro (nota 4,9 - a meta era de 5,5) e Cardeal Leme (nota 5,2 - a meta era de 5,9). Criado em 2007, o Ideb é utilizado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e país, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. A escala do Ideb vai de 0 a 10.


CLIQUES: 6 - DATA CADASTRO: 16/09/2014

Café deve ter uma produção menor do que a do ano passado

O Brasil deve produzir este ano 45,1 milhões de sacas de 60 quilos de café beneficiado (arábica e conilon). O resultado representa uma redução de 8,16 por cento ou 4.010 sacas a menos que as 49,15 milhões produzidas na última safra. É o que aponta o 3º levantamento da safra 2014, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e divulgado nesta terça-feira (16), em Brasília. A variação ocorreu no café arábica, com uma queda de 16,1 por cento. Os motivos foram a forte estiagem verificada nos primeiros meses do ano, a inversão da bienalidade em algumas regiões, como na Zona da Mata mineira, e também as geadas que atingiram o estado do Paraná em 2013. Os estados com maior redução foram Minas Gerais (-18,22 por cento), Paraná (-69,1 por cento) e Espírito Santo (-16,8 por cento). Por outro lado, o conilon teve aumento de 19,9 por cento, graças à renovação e revigoramento da produtividade e às condições climáticas favoráveis ocorridas no estado do Espírito Santo, maior produtor da espécie. A estimativa de produção do arábica é de 32,1 milhões de sacas ou o equivalente a 71,2 por cento do volume de café produzido no país. O maior destaque é o estado de Minas Gerais, com o volume de 22,3 milhões de sacas. Já o conilon, que chega a 13 milhões de sacas, representa 28,8 por cento do total nacional, com o Espírito Santo detendo a maior produção e uma colheita de 9,9 milhões de sacas.


CLIQUES: 8 - DATA CADASTRO: 16/09/2014

Projeto beneficia deficientes visuais

Em funcionamento desde maio de 2013, o programa Olhos da Alma procura fazer a inclusão social de deficientes visuais. Onze participam do projeto, que inclui atividades físicas, de leitura (desenvolvidas por monitoras), artesanato, lazer, passeio, culinária, equoterapia e psicologia. O projeto acontece no Lago Municipal, de segunda a sexta. Para os deficientes visuais Elias Manoel da Silva, 32 anos, e Maria Rita Moutinho, 58 anos, o projeto é importante porque dá oportunidade de "a gente se sentir útil na sociedade, além de elevar a nossa autoestima".


CLIQUES: 50 - DATA CADASTRO: 15/09/2014

Após 2 anos de cavalgada, o cavaleiro das Américas chega a Pinhal

Às 13 horas do dia 13 de setembro de 2014, o cavaleiro das Américas Filipe Leite, pinhalense de 27 anos, chegou sábado a Pinhal com seus cavalos, que já foram aposentados após essa jornada de 2 anos desde a cidade de Calgary, no Canadá, até sua terra natal, passando também por Barretos, onde participou da festa do peão de boiadeiro. Foram 16 mil km percorridos passando por 10 países. No portal da cidade, Filipe foi recepcionado pela população, pelo prefeito e vereadores, pelo deputado estadual Barros Munhoz (PSDB), que representou o governador Geraldo Alckmin (PSDB), pelos atiradores do TG e pela Banda Sinfônica da Força Aérea de Pirassununga, que executou o hino nacional e o hino de Pinhal. Em seu discurso, Filipe agradeceu a recepção preparada pela Prefeitura e pela população e sugeriu a comemoração do Dia do Cavalo em Pinhal todo dia 13 de setembro, sendo aplaudido pelo público. Ele ganhou de presente um par de botas e fivela de cowboy, camisa e uma escultura. No portal, foi inaugurado um grande painel fotográfico de Filipe Leite como lembrança histórica de sua saga, que é a realização de seu sonho de vida. Em seguida, Filipe, acompanhado de cavaleiros e amazonas, seguiu até a Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores carregando a imagem de Nossa Senhora Rosa Mística para a celebração da tradicional e concorrida missa de Rosa Mística, às 15 horas. Na sequência, Filipe e comitiva dirigiram-se a cavalo até a Fazenda Guarani, na vicinal Pinhal/Jacutinga (MG), onde aconteceu festa de confraternização com show musical. Toda essa aventura será transformada em livro e vídeo. Embora tenha se formado em jornalismo no Canadá, Filipe pretende morar agora no Brasil.


CLIQUES: 87 - DATA CADASTRO: 11/09/2014

Jovens furtam carro e morrem em acidente durante fuga

Três jovens entre 15 e 19 anos morreram depois de furtar um carro e bater em uma plantação de eucalipto na MG 455, entre Andradas (MG) e Ibitiura de Minas (MG) no início da madrugada de quarta-feira (10). Segundo a Polícia Militar Rodoviária, um grupo com quatro pessoas, entre elas duas meninas, furtou o veículo dentro de Andradas e fugiu. O dono do carro percebeu o roubo e começou a perseguir os criminosos. Durante a fuga, o jovem que estava dirigindo o carro roubado perdeu o controle, bateu em um eucalipto e capotou o veículo. Joyce Mariano Justiano, de 15 anos, e Débora Cristiana Fernandes Lopes, de 17 anos, morreram no local. João Alves Marcondes Neto, de 19 anos, morreu a caminho da Santa Casa de Andradas. Já Alex Fernando dos Reis, de 21 anos, foi socorrido para o hospital. Conforme a instituição, ele está em observação no pronto atendimento e não corre risco de morte. Os corpos dos três jovens mortos foram encaminhados para o IML de Poços de Caldas (MG). Ainda segundo a polícia, todos os jovens são de Andradas. Uma das jovens que morreu no acidente, Joyce Mariano Justiano, de 15 anos, foi apreendida em março deste ano pela polícia por tráfico de drogas. O que chamou a atenção da Polícia Militar foi a página do perfil da menina em uma rede social, onde ela exibia fotos com uma arma na mão, munições e comentários que faziam apologia ao crime. A menor tinha também 29 pedras de crack dentro do sutiã e pretendia vender cada uma a R$ 10. Na época, a adolescente foi apreendida e liberada em seguida. Ela não tinha passagens pela polícia. (Fonte: G1 Sul de Minas)


CLIQUES: 40 - DATA CADASTRO: 10/09/2014

Só no Brasil 26 pessoas por dia cometem suicídio

Dia 10 de setembro foi estabelecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em tempos que a depressão é considerada o mal do século, o suicídio muitas vezes é o “fim” desse processo. De acordo com a OMS, todos os anos, 1 milhão de pessoas se matam no mundo. O número corresponde a uma morte a cada 40 segundos. Dados de 2013 da OMS informam que só no Brasil 26 pessoas por dia tiraram a própria vida. Nos últimos 25 anos, a taxa de suicídio entre adolescentes e jovens aumentou pelo menos 30 por cento. O crescimento é maior que o da média da população. Independente de números, o tema já é assustador. São diversas possibilidades que levam as pessoas a cometerem o suicídio e muitas vezes só restam choque, dúvidas, conjecturas e tristeza para os que ficam. Mas o cenário é ainda pior quando estão envolvidas crianças e adolescentes, que muito cedo precisam tentar entender e lidar com um problema que mesmo os adultos têm dificuldade em assimilar. “Há um aumento da depressão, deterioração de laços familiares e luto traumático. Há uma crença de que se não falarmos sobre o assunto ele se resolverá sozinho com o tempo, mas isso não pode ser mais errado ao se pensar no luto por suicídio. No final, as pessoas sabem, e as crianças também, o que leva muitas vezes a descoberta pela criança da forma errada, sem a sensibilidade e proteção que a família pode ter”, explica a psicóloga e mestre em Saúde Pública na área de Promoção de Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio, Karen Scavacini. Segundo ela, o suicídio é algo muito difícil de entender, às vezes a gente fica sem resposta mesmo. Mas uma coisa é certa: a culpa do que aconteceu não é sua e não há nada que você pudesse ter feito que mudaria isso. A culpa sempre está presente nesse tipo de morte, principalmente na criança, que não tem a ideia clara do que é ou não sua responsabilidade. Ela pode achar que não foi boa o suficiente para a pessoa continuar viva, e isso é muito duro e não verdadeiro. A vida continua – peça ajuda se precisar – você não está sozinho. “Vai ser difícil e triste, demorado, mas falar com os outros pode ajudar. Precisamos aprender a pedir ajuda e a dar limites para os outros. Com o tempo você vai se sentir melhor e mesmo que a saudade doa, ninguém vai tirar a pessoa do seu coração e você pode fazer várias coisas para honrá-la. Existem outras crianças na mesma situação. De acordo com a OMS, é possível prevenir 90 por cento das mortes se houver condições de ajuda".


CLIQUES: 46 - DATA CADASTRO: 9/09/2014

Feira de doces e salgados quer arrecadar dinheiro para finalizar restauro do centro catequético

A equipe de catequese da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e Nossa Senhora das Dores realiza no dia 21 de setembro, a partir das 9 horas, no coreto da praça da Independência, feira de doces e salgados visando arrecadar fundos para finalizar o restauro do centro catequético, iniciado em 2012.


CLIQUES: 26 - DATA CADASTRO: 9/09/2014

Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia promove concurso de qualidade de café

As inscrições para o 9º Concurso de Qualidade de Café de Santa Luzia, promovido pela Associação de Produtores Rurais de Santa Luzia e pelo Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, encerram-se nesta sexta-feira, 12 de setembro. As amostras de café natural e cereja descascado devem ser enviadas à Casa da Agricultura, onde fica o Departamento de Agricultura. A pré-seleção das amostras ocorre entre 15 e 20 de setembro e a seleção final está marcada entre 1 e 4 de outubro. Os melhores cafés se classificam para a etapa estadual a ser realizada em dezembro. A premiação nessa etapa municipal é de insumos agrícolas.


CLIQUES: 40 - DATA CADASTRO: 9/09/2014

Câmara Municipal organiza seu arquivo histórico a cargo de historiadora

A convite da Câmara Municipal, a historiadora Valéria Torres compareceu à sessão ordinária de segunda-feira à noite, 8 de setembro, para falar sobre a organização e preservação do arquivo histórico do Legislativo municipal, que reúne atas, requerimentos, indicações, projetos, entre outros documentos. O trabalho deverá ser concluído até o final deste ano (2014). Em suas explanações, Valéria lembrou que a Câmara Municipal foi fundada em 1879 e seu primeiro presidente foi o barão de Mota Paes, que, naquela época, exercia também a função de prefeito uma vez que não havia esse cargo. Durante a sessão, os vereadores aprovaram dois projetos de forma definitiva, sendo um que abre crédito de R$ 312,7 mil para diversos departamentos municipais. Alguns vereadores abordaram vários assuntos. O vereador Gilberto Viola (PP) falou sobre a necessidade de a Guarda Municipal ajudar mulheres que estão sob a proteção da lei Maria da Penha por terem sido agredidas por seus ex-companheiros. Sem citar nomes de cidades, Viola disse que, em algumas delas, a Guarda Municipal passa na casa dessas mulheres e pergunta se foram importunadas pelos ex-companheiros e, se a resposta for sim, a informação é levada até o promotor e juiz para as devidas providências a fim de proteger a vítima. O vereador Juninho Scalese (PSDB) alertou para o fato de que, para prestar esse tipo de serviço, a GM precisa de regulamentação nesse sentido. Scalese também revelou que a Prefeitura conseguiu autorização para mais 248 casas populares, além das 352 casas já conseguidas, a serem construídas em frente à Escola Agrícola, no antigo Morro Azul. Agora, deve-se fazer o projeto e, por isso, não há data para o início das obras. O vereador Sergio Del Bianchi Junior (PSD) falou sobre a necessidade de agilizar os exames de ultrassom (exceto os obstétricos) na rede municipal, que tem uma fila de espera de mais de mil pacientes, sendo 25 por cento de faltosos, ou seja, tiveram os exames marcados, mas faltaram no dia agendado. O secretário de Saúde, William Curi Baena, através do vereador Viola, informou que a secretaria se esforça para agilizar o serviço, que é feito em Santo Antônio do Jardim (são 30 vagas por mês). Em Pinhal, só é feito exame de ultrassom obstétrico. Segundo Baena, a secretaria pretende em breve fazer cerca de 200 exames de ultrassom (de vias urinárias, por exemplo, entre outros) por mês e que pretende fazer licitação pública para realizar esse tipo de serviço em Pinhal. A próxima sessão ordinária está marcada para o dia 15 de setembro, às 19h30, com transmissão pela Pinhal Rádio Clube e pelo site www.pinhalradioclube.com.br.


CLIQUES: 31 - DATA CADASTRO: 8/09/2014

Corrida pedestre do Café acontece no dia 21 de setembro

A 8ª Corrida Pedestre do Café acontece em Espírito Santo do Pinhal, no dia 21 de setembro, com largada prevista às 8h30 da praça da Independência, centro, com percurso de 10 km ou 5 km. As inscrições antecipadas podem ser feitas no site: www.runnerbrasil.com.br pelo valor de R$ 40,00. Para os corredores da cidade, as inscrições podem ser realizadas nos estabelecimentos Cesinha Motos, Nutri Mundo ou Pizza Pré-Assada pelo valor de R$ 25,00. A premiação será em dinheiro: no percurso de 10 km, o 1° leva R$ 300,00; o 2°, R$ 200,00; e o 3°, R$ 100,00.



PAGINAS :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
 
CLIQUE PARA AMPLIAR

Benedita Marcelino da Silva
Antonio Formagio
Heitor Marchiori
Irene Alberico
Alice Damas
Antonio Ribeiro
Geralda Inês Alves Totino
Eduardo Cocovilo
João Rodrigues
Giana Assi

CLIQUE PARA AMPLIAR