:: Home
  :: Coisas do Cotidiano
  :: Histórico
  :: Jornal da Cidade
  :: Locutores
  :: Perdidos e Achados
  :: Programação
  :: Notas de Falecimento
  :: Notícias
  :: Telefones Úteis
  :: Contato
  :: CONSULTA DE CEP
  :: CONSULTA DE CNH
  :: CONSULTA DE CPF
  :: Detran: IPVA / MULTAS
  :: HORÓSCOPO
  :: LOTERIAS
Assinar
Cancelar
Receba informações
em seu e-mail!
 
CLIQUES: 4 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Segunda etapa da Rota das Capelas passou por Pinhal

Nas primeiras horas da manhã do dia 13 de abril, cerca de 80 participantes de Pinhal e região, distribuídos entre motos, quadriciclos e bicicletas, reuniram-se no pátio do Seminário Assuncionista de Espírito Santo do Pinhal para um reforçado café da manhã preparado pelos dirigentes do local e, logo após, deram a largada para o início do Adventure Rota das Capelas, que nesta segunda etapa partiu de Pinhal rumo a Santa Luzia, Santo Antônio do Jardim e Andradas/MG, trajeto que contempla o turismo rural e passa por diversas capelas que margeiam as estradas rurais da região. O evento contou com estrutura interestadual de apoio e segurança, equipado com ambulâncias, bicicletas e resgate, vindos de Aguaí e também da Polícia Militar de Espírito Santo do Pinhal. O Departamento Municipal de Turismo de Espírito Santo do Pinhal, responsável pela realização do evento no município, também informa que a próxima etapa do Adventure Rota das Capelas está prevista para o segundo semestre de 2014 e sairá de Andradas rumo a Santa Rita de Caldas, em Minas Gerais.


CLIQUES: 4 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Turistas portugueses visitam Pinhal para conhecer o ciclo do café

No dia 9 de abril, Espirito Santo do Pinhal recebeu portugueses interessados em conhecer o ciclo do café no município. A Prefeitura Municipal, através do Departamento de Turismo, elaborou um roteiro intitulado “Do Genoma à Xícara”, em que os visitantes puderam vivenciar todas as etapas, do plantio ao consumo final da bebida. A visitação começou pela manhã, em frente ao Palácio do Café, com breve explicação sobre o núcleo histórico tombado da cidade, seguindo para um cafezal onde, na prática, o grupo conversou com a engenheira agrônoma Andréa Squilace, mostrando diversas etapas do plantio, colheita, podas, arruação e métodos tradicionais de manuseio do fruto e cuidados com as plantas do cafezal, dando foco ao beneficiamento utilizado antigamente pelos lavradores na época da escravidão e, posteriormente, pela mão de obra italiana. Na segunda etapa, os visitantes foram levados ao sítio Em Cia. da Terra, propriedade pioneira no desenvolvimento do turismo rural no município, e viram como o café era processado e estocado após vir do cafezal, utilizando artefatos e os mesmos processos utilizados por uma propriedade rural de pequeno porte há 100 anos. No local, puderam botar a mão na massa como lavradores e provar do café tanto em fruto quanto coado, além de adquirir geleias e licores. O almoço típico caipira foi oferecido pela senhora Leonilda Marconato, proprietária rural no bairro Areião, no Restaurante Sabor da Roça, que também desenvolve o turismo rural. Após o almoço, dando sequência ao cronograma desenvolvido pelos turismólogos Sandra Whitaker e Carlos Gonçalves, o grupo foi recepcionado pelos dirigentes e colaboradores da Cooperativa dos Cafeicultores de Espírito Santo do Pinhal – Coopinhal, para conhecer o processo tecnológico de ponta do produto: seleção de grãos a laser, prova, escolha, classificação e estocagem. Também puderam provar o café do local, considerado um dos melhores do Brasil. Na sequência da programação, foram levados à torrefação Grão de Ouro para ver o processo de torra, moagem e embalagem. Após a visitação, cada um recebeu dos funcionários da torrefação, como cortesia, um kit de café gourmet, torrado e moído. Os turistas também fizeram visita guiada à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo e, logo após, foram convidados a se reunir na cafeteria Espaço Sabor com a historiadora e pró-reitora do Unipinhal, professora Valéria Rocha Torres, que gentilmente explicou aos visitantes a influência portuguesa na formação de Espírito Santo do Pinhal, a colaboração dos lusitanos no desenvolvimento econômico do município e da região. Falou também sobre o legado cultural e arquitetônico ainda existente na cidade, herança portuguesa tão rica como fonte de exploração turística. A historiadora presenteou a todos com o livro Vida e Obra do Comendador Montenegro – Um Lousanense Visionário no Brasil, de autoria da historiadora Sônia Maria de Freitas.


CLIQUES: 6 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Mais três médicas cubanas vão trabalhar em Pinhal

Chegaram a Pinhal, no dia 16 de abril, três novas médicas cubanas do programa Mais Médicos, do governo federal. O previsto era que Espírito Santo do Pinhal recebesse duas médicas. A primeira médica, que chegou no mês passado, já está atendendo no posto de saúde da Vila Palmeiras. Com as novas profissionais, a cidade recebeu ao todo quatro médicas. As três novas médicas são Mercedes Padilla, Ana Mary Gonçales Peralo e Yelenny Diaz Diaz, que deverão prestar atendimento no posto da Vila Palmeiras, Centro de Saúde e no futuro posto de saúde do Jardim Brasil. O município agora tem 90 dias para a implementação de quatro novas equipes do programa Estratégia da Saúde da Família. No início de 2013, quando da adesão de Espírito Santo do Pinhal ao programa Mais Médicos, a Secretaria Municipal de Saúde havia solicitado a vinda de dois profissionais. Contudo, durante a assinatura do convênio com o Ministério da Saúde referente ao 4º ciclo do programa, o atual secretário municipal de Saúde, William Curi Baena, achou por bem ampliar a adesão do município e protocolou requerimento solicitando mais dois médicos para a cidade. “Para o sucesso do nosso pleito, tivemos o inestimável apoio do secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo, o pinhalense José de Filippi Júnior”, disse Baena. Na foto, médicas cubanas e o secretário de Saúde, William Curi Baena.


CLIQUES: 20 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Caminhada de Pinhal até Santa Rita de Caldas leva 14 horas

Com faz há 12 anos, em grupo de pinhalenses foi a pé da Igreja de São Francisco de Assis, em Pinhal, até a Igreja de Santa Rita de Caldas (MG). A caminhada, que levou 14 horas, passou por Andradas (MG) e Ibitiura (MG). Um carro de apoio acompanhou o grupo, formado por homens, mulheres e adolescentes. O objetivo da caminhada é difundir a fé em Santa Rita e superar as dificuldades do dia a dia, explica o organizador Roberto Pereira. Antes da saída, ocorrida na noite do dia 17 de abril, grupo recebeu bênção do padre João Majarro na Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Jardim das Rosas.


CLIQUES: 10 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Licitação para obras no condomínio industrial está em fase de recurso

Está em fase de recurso a licitação pública aberta pela Prefeitura para obras no condomínio industrial Waldemar Pereira (rodovia Pinhal/Mogi Guaçu) e para o recapeamento da rua Marcos Ribeiro (que liga o Jardim Vitória à Vila Madruga) e de ruas do loteamento Village das Rosas (ao lado do conjunto habitacional Dadá Marinelli). A empresa vencedora foi a Pavimenta Construções e Terraplenagem Ltda., de Santo Antonio da Posse (SP). O problema burocrático deve ser resolvido até a primeira quinzena de maio, segundo a reportagem apurou. Ainda não há data para o início das obras. Os recursos para essas obras são provenientes dos governos federal e estadual, com contrapartida da Prefeitura.


CLIQUES: 9 - DATA CADASTRO: 22/04/2014

Empresa de Mogi Mirim vence concorrência para recapear ruas do centro da cidade

A Lanza Terraplenagem e Comércio Ltda., de Mogi Mirim, venceu concorrência para recapear ruas do centro da cidade: os trechos entre as ruas Xavier Ribeiro e praça da Independência, Vicente Gonçalves e Emerenciana Leite, Silvestre Machado e Jorge Tibiriçá, Marquês do Herval e XV de Novembro, entre outras ruas. Os recursos são do governo federal com contrapartida da Prefeitura. Ainda não há data oficial para o início das obras.


CLIQUES: 51 - DATA CADASTRO: 17/04/2014

Comerciante e ex-vereador João Baraldi morre aos 77 anos

O comerciante, ex-vereador por 15 anos (de 1977 a 1992) e vicentino João Baraldi faleceu na madrugada de quinta-feira, 17 de abril, no Hospital Francisco Rosas, onde estava internado desde o dia 7 de abril. O enterro ocorre quinta-feira, às 17 horas, no cemitério municipal.


CLIQUES: 31 - DATA CADASTRO: 16/04/2014

Pinhal registra 2 casos de dengue

Desde o início do ano até agora, Pinhal registra 2 casos de dengue, sendo um no centro e outro no Jardim Haydee. A informação é do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo o CCZ, 3 exames aguardam resultado. Dengue é uma doença que pode evoluir rapidamente da forma clássica para quadros de maior gravidade. A pessoa só desenvolve imunidade para o tipo de vírus que contraiu e pode infectar-se com outro sorotipo, o que aumenta o risco de doença hemorrágica. A identificação precoce dos casos de dengue é de importância fundamental para o controle das epidemias. Combater os focos do mosquito transmissor é a única maneira de prevenir a transmissão da doença.


CLIQUES: 23 - DATA CADASTRO: 16/04/2014

Feriado faz coleta de lixo doméstico ser mudada para sábado

Por causa do feriado de sexta-feira (sexta-feira santa), 18 de abril, a coleta de lixo doméstico passa a ser realizada no sábado. No feriado de segunda-feira, 21 de abril, Dia de Tiradentes, a coleta de lixo é normal. Na sexta, as lojas estarão fechadas, segundo a Associação Comercial. Supermercados ficam abertos meio período. Postos de combustíveis ficam abertos e postos de saúde fecham na sexta e segunda, voltando a funcionar na terça-feira, 22 de abril.


CLIQUES: 26 - DATA CADASTRO: 15/04/2014

Bandidos arrombam caixa eletrônico do Banco do Brasil

A Polícia Civil de Espírito Santo do Pinhal investiga a ação de indivíduos que arrombaram um caixa eletrônico de uma agência do Banco do Brasil que fica na área central da cidade. O crime aconteceu durante a madrugada de sexta, 11 de abril, e só foi percebido por volta das 9h30. Segundo informações da PM, os bandidos entraram na instituição financeira e, fazendo uso de furadeiras, pé de cabra e possivelmente maçaricos, fizeram um buraco na máquina. O banco não divulgou o valor levado na ação. Em depoimento à polícia, um representante da agência informou que o local não possui câmeras de segurança, apenas alarme. O que chama a atenção da polícia é que o caixa arrombado é, coincidência ou não, exatamente o que havia sido abastecido na noite anterior. A polícia disse que o alarme não disparou e o gerente do banco informou que a máquina arrombada estava fora da área de cobertura do sensor de alarme. O caso está sendo investigado.



PAGINAS :
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31
32
33
34
35
36
37
38
39
40
41
42
43
44
45
46
47
48
49
50
51
52
53
54
55
56
57
58
59
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
 
CLIQUE PARA AMPLIAR

Aparecida da Conceição Gaudêncio
José Roberto Paulino
Iramaia Ferreira Bagini
Sebastião Lázaro do Carmo
Roberto Zambeli
João Baraldi
Daniel Del Guércio Khalil Lindo
Jorgileide dos Santos Palomo
Augusto Roberto Vivacqua
Iris Furlan Munhoz

CLIQUE PARA AMPLIAR

KARINA LUCAS DE OLIVEIRA
MARIA LUIZA BORGES SORBELLO
LUCAS HENRIQUE SANTIAGO
LUCAS GUILHERME MOSCA
AGNALDO DAMAS FERREIRA DE ALMEIDA